sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Guia de Carnaval ImpCNRM 2015 - São Paulo

É minha gente, o carnaval está aí, e aproveitando o embalo da folia o ImpCNRM pelo segundo ano seguido traz pra você um guia com a programação do desfile das escolas de samba, trazendo os enredos, sambas e os artistas que desfilarão nas agremiações do Rio e de São Paulo. Diferente do ano passado, vamos dividir o guia em duas partes: hoje falaremos do carnaval de São Paulo, e amanhã falaremos do carnaval do Rio de Janeiro.
É o Império Narizinho & Renata na cobertura do carnaval de 2015!

CARNAVAL DE SÃO PAULO - GRUPO ESPECIAL

Escolas de Sexta-Feira (13/2)

1° - MANCHA VERDE
Enredo: Quando Surge o Alviverde Imponente... 100 Anos de Lutas e Glórias - De volta a elite do samba paulistano, a escola oriunda da torcida organizada do Palmeiras homenageia o centenário do clube.
Carnavalesco: Troy Oliveri
Rainha de Bateria: Viviane Araújo
Desfilam na Escola: Juju Salimeni
Autores do Samba-Enredo: Silas Augisto, Marcelo Casa Nossa, Aquiles da Vila, Chanel, Bruno Mancha e JC Castilho
Intérprete: Freddy Viana

De braços abertos vou me declarar
Eu amo você palmeiras
100 Anos de lutas e de glórias
Canta Mancha Verde guerreira

Nem sei por onde começar
De tanto amar, seu manto sagrado
Eu vivo suas emoções
Mil declarações refletem meus atos
Em solo brasileiro
Dos povos o mais guerreiro
Da mitologia a inspiração
Herança marcada na evolução
No “parque” um sonho a conquistar
Em cada coração o nosso lar

Olê Palestra!
Com raça venceu a perseguição
Olê Palmeiras!
De fato o eterno campeão

Heróico!
No ardor da partida, ostentou sua fibra
Com as cores do meu brasil
Brilham na academia
Estrelas num lindo “jardim”
“Divino” a luz que me guia, um amor sem fim
Sagradas na mão de um santo minha devoção
“Liberto” o grito eu sou campeão
Em verde e branco quero eternizar
A nova casa, meu orgulho, meu lugar


2° - ACADÊMICOS DO TUCURUVI
Enredo: Entre Confetes e Serpentinas, Tucuruvi Relembra as Marchinhas do Meu, do Seu e do Nosso Carnaval - A escola da Cantareira vai falar das marchinhas que embalaram o carnaval de outrora.
Carnavalesco: Wagner Santos
Rainha de Bateria: Nadege Delduque
Desfilam na Escola: Indianara Carvalho, Lívia Andrade e Maísa Magalhães
Autores do Samba-Enredo: Fábio Jelleya, Henrique Barba, Leandro Franja, Serginho Moura, Gabriel, Fabinho Chaves, Edu Borel e JC Castilho
Intérprete: Clayton Reis

Sou da lira
Daqui não saio, daqui ninguém me tira
Ei você aí!
Ô abre alas pra Tucuruvi

Eu fiz de tudo pra você gostar de mim
A minha história vai te conquistar
Na praça onze, o lugar onde nasci
Tia Ciata vem abençoar
Jardineira, vem meu amor

Não faça como a colombina
Que deixou chorando o seu pierrot

No luxo dos salões, passei a embalar
Tão bela, a noite dos mascarados
Revela apaixonados
Tem lança perfume no ar

Bate o bumbo zé pereira, avisa o povão
Que a mulata é sensação
Olha só, a cabeleira do Zezé
Será que ele é? Será que ele é?

Allah, meu bom allah
Cachaça não é água, quero me acabar
Sou da turma do funil, tenho a cara do brasil
Ranchos e cordões
No girar do estandarte
Salve a essência da folia
Vozes imortais encantaram multidões (lalaiá)
Entre confete e serpentina
Atravesso gerações
Hoje faço a festa na avenida
Ta-hí o carnaval da minha vida!


3° - TOM MAIOR
Enredo: Adrenalina - A escola do Sumaré fala sobre as diversas sensações que os seres humanos sentem quando estão em situações de forte tensão e emoção.
Carnavalesco: Mauro Quintaes
Rainha de Bateria: Pâmella Gomes
Desfilam na Escola: Fabiana Teixeira
Autores do Samba-Enredo: André Ricardo, Biel, Carlos Dorea, Marquinhos, Douglas Chocolate, Xande Wenner, Rafa do Cavaco, Imperial, Tião, Lucas Donato, Gabriel Sorriso e Rafael Santos
Intérprete: René Sobral

A sirene tocou, uma voz ecoou
Canta Tom Maior
A lágrima escorre de alegria
Transborda emoção na avenida
Os olhos se cruzam no ar
Num doce bailar… faz arrepiar
Quero sim, quero você sempre mais
Nasce um grande amor que não tem jeito
Nem com o tempo se desfaz

Deu medo? Me abraça! Mistérios no ar
O mal se revela pra te congelar
O clima é tenso, a todo momento
Um grito de susto se faz ecoar

Vai coração, sem limites quero superar!
Vale o risco, vale o grito, eu aposto pra ganhar!
É gol! O mundo aplaude meu show
E a força que invade leva o povo sempre a sonhar
Que a ilusão não acabou em cinzas
A fantasia traz a luz de um novo dia
Mais um desfile se encerra a magia
Faz a comunidade acreditar
Vermelho, amarelo, meu vida, meu pavilhão!
Graças a Deus o povo grita: "é campeão!"

Chama outra nota 10 que eu vou... enlouquecer
Delirar, sacudir... de prazer
Em Tom Maior a vitória me alucina
Explodiu Adrenalina

4° - DRAGÕES DA REAL
Enredo: Acredite se puder - A escola fala sobre um mundo imaginário, que passa por um santuário do saber e chega até um fantástico futuro.
Carnavalesco: Comissão de Carnaval
Rainha de Bateria: Simone Sampaio
Desfilam na Escola: Cacau Colucci e Tânia Oliveira
Autores do Samba-Enredo: Godói, Galo, Thiago SP, Gordinho, Carlos Jr, Lagrilinha, Rodrigo Atração, Sidney Caló, Edson Liz e Tigrão
Intérprete: Daniel Collête

Chegou Dragões pra te conquistar
Hoje a passarela vai incendiar
Orgulho do povo, é mais que paixão
Num sonho de gritar é campeão

Para acreditar não é preciso ver
Sonhando também pude aprender
Cruzou o céu um sábio dragão...
Com ele voei na direção
Do templo da sabedoria
Um livro reluziu
E um mundo novo se abriu
Eu quero tudo que eu posso imaginar
Numa floresta, o seu encanto
Me fez acreditar!

Vem mergulhar na emoção
Da minha essência ancestral
Guardada no coração
Presente em meu ideal
No futuro se torna real

Quem sou eu pra dizer
O que o amanhã vai trazer?
Escrevendo meu destino
Construindo a minha história
Vou crescer e sonhar
"Voar, voar, voar e superar"
Está dentro de cada um
O poder de transformar
E venha o que vier
Acredite se puder!


5° - ROSAS DE OURO
Enredo: Depois da Tempestade... O Encanto! - A roseira fala sobre os contos de fadas que em suas histórias trazem mensagens de superação.
Carnavalesco: Jorge Freitas
Rainha de Bateria: Ellen Roche
Desfilam na Escola: Thaís Bianca
Autores do Samba-Enredo: Armênio Poesia, Diego Poesia, Kadu, Leandro Oliveira, Wellington da Padaria e Xandinho Nocera
Intérprete: Darlan Alves

Uma tempestade louca
Me deu mais força e poder de superar
Ao cortejo que fascina
Rosa menina mandou me chamar
Deixei... A fantasia me guiar
Pro sonho não faltou coragem
Feito criança me lancei no ar
O que importa o tempo?
Se quem me leva é o vento!
Estrelas vão iluminar o meu caminhar

Lutar! Jogar a partida!
Saber... ganhar ou perder
Ter fé no tabuleiro da vida
Você pode avançar e vencer!

Vem do coração, o verdadeiro olhar
Se o amor prevalecer
Tudo vai se transformar
Verá o arco-íris nascer
O tesouro está dentro de você
A busca da felicidade
O caminho da consagração
Na passarela renasce a minha emoção

Meu encanto vai brilhar, vem ver!
Pode o céu desabar, nada vai me conter
De azul e rosa levanto a bandeira
Pra te exaltar, roseira!


6° - ÁGUIA DE OURO
Enredo: Brasil e Japão - 120 Anos de União - A agremiação da Pompéia vai falar dos diversos aspectos da cultura japonesa no Brasil e as influências do carnaval e o futebol no cotidiano do povo japonês.
Carnavalesco: Cebola e Amarildo de Mello
Rainha de Bateria: Cinthia Santos
Autores do Samba-Enredo: Serginho do Porto, Chanel da Vila, Ivanzinho, Pelezinho Aha e Douglinhas
Intérprete: Serginho do Porto e Douglinhas

Superação
Renasceu das cinzas a nova nação
Hoje é modernidade
Guerreiros da criação
No corpo se guarda o tesouro, cuidar é preservar
Colher e semear os frutos da mãe natureza
E com leveza para sempre desfrutar
É o elo pra purificar

Rituais de fé a meditar
A mente e a alma equilibrar
Respeito à vida Religião
É paz no coração

Agradecer aos deuses
Louvar e sempre celebrar
Em forma de arte unindo o folclore
É cultura popular
E assim de gol em gol
Virou paixão, eternizou
Os laços dessa união
Festejar
E mostrar ao mundo inteiro
Mais um samba verdadeiro
No carnaval de Asakusa

Explode alegria num só coração
Eterna aliança Brasil e Japão
Voa Àguia vai buscar
O sonho de ser campeã


7° - NENÊ DE VILA MATILDE
Enredo: Mocambique: A Lendária Terra do Baobá Sagrado - A águia guerreira homenageia o país africano de Mocambique.
Carnavalesco: Pedro Alexandre e Comissão de Carnaval
Rainha de Bateria: Ariellen Domiciano
Desfilam na Escola: Clara Aguilar e Lívia Andrade
Autores do Samba-Enredo: Afonsinho, Rubens Gordinho, Dedé, D'Malva e Jair Brandão
Intérprete: Aguinaldo Amaral

Amanheceu, resplandeceu, outra vez clareou
Eu sou raiz do povo banto
Presente que o tempo ofertou
Sabedoria, legado dos meus ancestrais
Trago um "eldorado" de riquezas naturais
História singular, guerreira ao despertar
Sagrado... meu nome é baobá

O mar virou... mareia
Ao longe ouço o cantar... sereia
Eu vi chegar o invasor
Dragões e filhos de alah
Demônios de além mar

Testemunhas de batalhas, resistência
Eu não me curvo jamais
Liberdade, veio a independência
Um forte laço se faz
Hoje a savana renasce e a vida floresce nos braços da paz
Pérola do índico, terra de encantos e magia
Surge o "leão da tecnologia", vejo um futuro promissor
Espírito ancestral, eu vim pro carnaval
Trazendo o sorriso dessa gente
Minha águia espalha essa semente

Bate o tambor do meu samba, surdo, tarol e repique
A vila hoje canta moçambique
Vem bateria de bamba, quem esperou pra me ver
Chegou Nenê


Escolas de Sábado (14/2)

1° - UNIDOS DE VILA MARIA
Enredo: Só os Diamantes são Eternos na Quimica Divina - Campeã do Grupo de Acesso em 2014, a escola fala sobre os diamantes.
Carnavalesco: Lucas Pinto
Rainha de Bateria: Cristiane Cuozzo
Desfilam na Escola: Rebeca Francys e Dani Bolina
Autores do Samba-Enredo: Paulo Senna, Alemão do Pandeiro, Anderson Magrão, Jonas Mizael e Tadeu Gomes
Intérprete: Clóvis Pê

“Deixe a Vila lapidar” seu coração
Refletir em seu olhar a emoção
O amor infinito faz transformar
Basta querer, acreditar

Surgiu para encantar a humanidade
O brilho na escuridão
Pedra que marcou a eternidade
Fez cobiças e vaidades
Reluz no calor de um vulcão
“Lágrimas dos deuses”
“Faíscas de estrelas no céu”
Tão rara encantou realeza
Inspirou a arte, amores, paixões
Precisa e também preciosa, óh jóia formosa
Na história faz renovações

Aos olhos do Pai, vem se declarar
É a fé que embala, o seu caminhar.
Metamorfose fascinante
Dentro do peito “bate um diamante”

Vitórias e superações
Rompendo barreiras que a vida lhe dá
Escute a “voz da verdade”
Que a felicidade irá encontrar
Em busca de um novo sorriso
No amanhã renascerá
A força e a coragem pra lutar… (lutar)
Um ser precioso e perfeito
Que humildemente se modificou
Um verdadeiro vencedor

2° - GAVIÕES DA FIEL
Enredo: No Jogo Enigmático das Cartas, Desvendem os Mistérios e Façam as Suas Apostas, Pois a Sorte Está Lançada! - A Torcida que Samba fala das características místicas e enigmáticas relacionadas ao baralho
Carnavalesco: Zilkson Reis
Rainha de Bateria: Tati Minerato
Desfilam na Escola: Ana Paula Minerato, Sabrina Sato, Thaila Ayala e Vanessa Mesquita
Autores do Samba-Enredo: Eduardo Nery, Dom Álvaro, Rodrigo Pezão, Tadeu Paulista, Gustavinho Oliveira, Danilo Garcia, Caio Alves e Rafael Tinguinha
Intérprete: Ernesto Teixeira

Chegou gaviões, respeita!
A minha escola vai emocionar
Um bando de loucos, explode nação
Quem dá as cartas é o coringão

Vai "bater"?!
Um ''fiel'' sentimento no meu coração
É nossa vez!
Nesse jogo o coringa é o meu gavião
E do futuro, não tenha medo
Nossa vitória, não é segredo
A cartomante revelou
Em um baralho de tarot
A gaviões é o meu amor

Qual vai ser? Pode ver? Desapareceu!
E aí? Descobriu? Enganei você!
A carta sumiu, foi pura ilusão
Um truque de mestre na palma da mão

Nas artes, a literatura
Na forma mais pura de inspiração
''Maravilha'' estar em cena
"Reinou" no cinema, herói ou vilão?
É de arrepiar, o medo que faz o meu sangue gelar
"O culto'', mistério na escuridão
Macabro olhar
A quinta estrela no peito
O sonho de ser o melhor
Vai ser do baralho, o trunfo final
Cartada de ouro do meu carnaval


3° - MOCIDADE ALEGRE
Enredo: Nos Palcos da Vida, Uma Vida no Palco... Marília! - Atual tricampeã, a Morada do Samba fará uma homenagem a atriz Marília Pêra
Carnavalesco: Márcio Gonçalves e Sidnei França
Rainha de Bateria: Aline Oliveira
Autores do Samba-Enredo: Ana Martins, Douglas Sabião, Imperial, Marcio Bueno, Rodriguinho e Victor Alves
Intérprete: Igor Sorriso

Divina inspiração, um ato de amor
A arte concebeu Marília
Tão menina, a flor bailarina
Carrega no sangue o dom de encenar
Vai brilhar na ribalta infinita
Liberta, a poesia não vai se calar
Nos palcos de corpo e alma
Desponta no alvorecer
Destino traçado, talento e magia
Estrela a resplandecer

Ê mulher... Lições pra ensinar
São elas por ela, mil vidas contar
Tem Carmem Miranda, ganzá e pandeiro
De saia rodada, ginga no terreiro

 Dama do cinema e televisão
Em qualquer cenário transmite emoção
Graciosidade e carisma
Um anjo da noite embala criança
A lua cheia de amor reflete esperança
Meu samba chamou você pra sambar
E te consagrar rainha do nosso carnaval
Pois o teu nome já é imortal...Bravo, Marília!
Orgulho do nosso país... És musa, brilhante atriz
O mundo a reverenciar...
Nossa “Morada” a homenagear!

Vem aplaudir a diva nos palcos da vida
Faz delirar, meu povo alegre a cantar
Mulher guerreira, bem brasileira
A Mocidade é Marília Pêra


4° - IMPÉRIO DE CASA VERDE
Enredo: Sonhadores do Mundo Inteiro: Uni-vos - O tigre faz um tributo aos sonhadores do mundo.
Carnavalesco: Paulo Fuhror, Júnior Barata e Leonardo Catta Preta
Rainha de Bateria: Valeska Reis
Desfilam na Escola: Jaque Khury
Autores do Samba-Enredo: José Nogueira, Marcelo Faria, Vagner Mariano e Darlan Alves
Intérprete: Carlos Júnior

Vem sonhar
O sonho de um sonhador
Meu "tigre" faz você acreditar
Que é possível ser criança
E a felicidade encontrar
Gira o carrossel da imaginação
Nada se explica
Tudo se transforma
A realidade se funde a fantasia
Meu reino encantado toma forma
Dançar num baile tropical
Onde o faz de conta se encontra
Corações a mil
Dos sonhadores do universo infantil

Marley celebra a paz
Zumbi, a liberdade
Mandela, igualdade e respeito
De verdade

Gênios da inspiração, artistas imortais
Um "salvador daqui" me diz:
"Os sonhos não morrem jamais"
A arte de sampa e suas esquinas
Reluz a criação
"Alguma coisa acontece no meu coração"
É carnaval!
Desperta a emoção
No paraíso da loucura
De Pamplona a João
Brilha uma estrela
"O meu sonho de ser campeão"

A casa verde é... amor
Se o império me chamar eu vou
O dono dessa folia sou eu
Embala eu, embala eu!


5° - ACADÊMICOS DO TATUAPÉ
Enredo: Ouro - Símbolo de Riqueza e Ambição - A escola da zona leste fala abordará o simbolismo e diversas curiosidades e relações deste metal precioso com a humanidade.
Carnavalesco: Mauro Xuxa
Rainha de Bateria: Gil Jung
Desfilam na Escola: Carol Narizinho
Autores do Samba-Enredo: Rodrigo Minuetto, Vaguinho, Flavinho Segal e Vitor Gabriel
Intérprete: Vaguinho e Wander Pires

A luz da poesia
Clareia o meu caminhar
Dourado, metal precioso
No egito eu vi brilhar
Na mitologia num toque refletiu
Seu brilho que ao mundo seduziu
Pureza nas antigas civilizações
Nobreza coroando as nações
No meu brasil, é arte, luxo e ambição
Com chico rei....libertação
Força, fé e adoração

Ora Iê Iê ô...
Ora Iê Iê... Oxum
Senhora do ouro de toda riqueza
Ora Iê Iê... Oxum

Ouvi...
Lendas do folclore popular
Quanta alegria em cada olhar
Piratas em busca do ouro
Mil tesouros, encantos infantis
São prêmios, conquistas e glórias
É ouro...
Quero a vitória, medalhas e louros
Na força da nossa união
O sonho de gritar é campeão

Hoje o povo vai cantar... Feliz
Minha vida meu lugar... Minha raiz
Tatuapé o meu maior tesouro
Gira meu pavilhão... É ouro


6° - VAI-VAI
Enredo: Simplesmente Elis, A Fábula de uma Voz na Transversal do Tempo - A Saracura faz um tributo a cantora Elis Regina
Carnavalesco: Comissão de Carnaval
Rainha de Bateria: Camila Silva
Desfilam na Escola: Ana Hickmann e Maria Rita,
Autores do Samba-Enredo: Zeca do Cavaco, Zé Carlinhos e Ronaldinho FDQ
Intérprete: Márcio Alexandre e Gilsinho

Ah hê, ah êa, ah hê, ah êa, ah hê, ah êa êêêê
Lá lá laiá, la laiá, la laiá, la laiá, la laiá, la laiá, la la ê

Reluziu
Seu canto ecoou no meu Brasil
Cantora igual jamais se ouviu
Saracura a cantar bem mais feliz
Simplesmente Elis

Carnaval
A Bela Vista está em festa
Qua qua ra qua qua
Vem viajar, a hora é esta
Mergulhando na emoção
Encontrei inspiração
Que linda voz, salve a rainha
Fiz Louvação em aquarela
Na passarela hoje tem arrastão

Upa, neguinho
Na estrada é demais
Vou a romaria como nossos pais
De um falso brilhante eu fiz fantasia
Maria Maria

Águas de março a rolar
Trem azul vai passar
Um sonho mais lindo
Na batucada da vida
Um samba no Bexiga
Vai amanhecer
A cantar a dor o amor
O bêbado e a equilibrista
A voz do povo diz que o show de todo artista
Tem que continuar
Glória, fino da bossa
Com Jair só alegria
Hoje retrato em preto e branco na folia
A grande estrela deste meu país


7° - X-9 PAULISTANA
Enredo: Sambando na chuva, num pé d'água ou na garoa, sou a X-9 numa boa - A escola da Parada Inglesa fala sobre a chuva.
Carnavalesco: André Machado
Rainha de Bateria: Gracyanne Barbosa
Autores do Samba-Enredo: Fabinho NT, Vitor, Digo Sá, Denola e Mazinho
Intérprete: Royce do Cavaco

No céu, nuvens se espalham pelo ar
Cigarras cantam pra te anunciar
Oh chuva, tu és a minha inspiração
Foi dilúvio e destruição, a Arca de Noé a salvação
Lendas, rezas, rituais, uma dança que atrai
Um lindo véu sagrado
A fonte que dá vida ao meu Carnaval

Vento forte a soprar... Oiá
Oxum, Nanã e Xangô... Salve os Orixás
Num arco íris de luz, vem Oxumarê
Para nos banhar com o seu axé

Meu São José, o sertanejo clama em oração
Que venha desaguar no meu sertão
Florescendo esse chão
És divinal! No dia a dia é essencial
A consciência está
Em alertar pra não faltar
Nos contos imortais, a sorte dos casais
"Cantando na chuva" de prata que cai
De alma lavada
Jogo confete e serpentina pelo ar
Quarenta anos, hoje vou comemorar
Pra sempre vou te amar

Deixa chover, deixa molhar
A nossa festa não tem hora pra acabar
Eu quero ver você sambar
Com a X-9 até o dia clarear

VALE LEMBRAR QUE:

- Os desfiles do carnaval de São Paulo começam as 23h na sexta-feira e as 22h30 no sábado

- De acordo com o regulamento da LIGA/SP, cada escola tem que realizar seu desfile no tempo mínimo de 55 minutos e no tempo máximo de 65 minutos

- A apuração acontece na terça-feira de carnaval (17/2) as 16h no Sambódromo do Anhembi, pelo terceiro ano seguido as torcidas das escolas são impedidas de acompanhar a apuração no local devido a confusão que paralizou a apuração de 2012. Cada presidente tem direito de levar 10 convidados para a apuração.

- As cinco primeiras do Grupo Especial - junto com a campeã e vice do Grupo de Acesso - voltam ao Anhembi na sexta-feira (20/2) para o desfile das campeãs, as duas últimas do Especial são rebaixadas para o Acesso.

Amanhã trazemos todos os detalhes do desfile do Rio de Janeiro.

Fontes: Site Oba Oba, Site Pure People, SRZD, Site Tudo de Samba, Portal O Carnaval de São Paulo, Sinopse e Site das Escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário